Diferente dos cristãos que tem como sua divindade um Deus onipresente, onisciente e transcendente. Na Wicca temos uma divindade masculina, outra feminina e acreditamos na imanência de nossos deuses, independente de como você cultue nesse caso usaremos os dualistas como exemplo que não denominam a essas divindades nomes e nem panteões, se referindo a eles como Deusa e Deus.
A imanência é um conceito religioso e metafísico que defende
a existência de um ser supremo e divino (ou força) dentro do mundo físico,
acreditamos que nossos deuses residem em tudo a nossa volta no ar que
respiramos, no calor do sol, nas gotas da chuva sendo assim acreditamos que a
Terra é seu próprio corpo.
Acreditamos em tais forças, pois assim como em tudo que há
na terra para que possa ser gerada a vida é necessário o masculino e o
feminino, e a ambos cultuamos suas forças em igualdade, pois sem um ou outro
não haveria vida.O que vejo ultimamente e presencio em algumas conversas é a Wicca se no tornando um cristianismo as avessas onde o foco passa ser a Deusa e o Deus meio deixado de lado. Onde em minhas conversas com alguns dedicantes e sacerdotes da religião vejo meio que um "descaso" com o Deus.
Talvez possa ser que após um longo período sendo "regido" pelo cristianismo e por seu Deus todo poderoso, assim que nos abrimos a uma nova religião onde temos uma Mãe a ser cultuada ao lado de um Pai, possa ser que pela opressão da sociedade alguns se voltem somente a Mãe deixando o Pai sentado na poltrona da sala esperando por seu filho ou filha.
Temos uma Deusa? Sim, mas nem por isso temos que negligenciar o Pai, não traga para a nossa religião esse cristianismo as avessas onde só a Deusa é cultuada. Em sua realidade também podemos culpar grande parte dos livros hoje no mercado, sim lá eles falam sobre o Deus, mas o grande enfoque é a Deusa enquanto sobre o Deus as informações são escassas assim já formalizando na mente dos que estão conhecendo e aderindo a nova religião esse "cristianismo as avessas".
Eu em todas as formas busco a harmonia entre o masculino e o feminino, onde a compreensão de que ambos são necessários para uma vida espiritual equilibrada.
Isso é um pouco do que vejo e penso em relação do que vejo em alguns lugares e grupos.
Temos ótimos livros sobre o Deus a venda no mercado que não são tão conhecidos, em breve estarei trazendo uma lista com os nomes dos livros e autores.
Até a proxima!
